12 de dez. de 2009

Dengue - Como tratar

No Mato Grosso a dengue está matando, em Sinop não é diferente.
Toda semana é marcada por óbito causado por dengue.
O poder público continua fazendo vista grossa.

Preocupada, pois já tive casos da doença na familia, procurei na internet algumas informações, estou disponibilizando, é importante ler e procurar um médico sempre.

Manual de Enfermagem - Adulto e Criança

Fonte/Disponível em : Ministério da Saúde -Secretaria de Vigilância em Saúde -Diretoria Técnica de Gestão

A infecção pelo vírus da dengue causa uma doença de amplo espectro clínico, incluindo desde formas inaparentes até quadros graves, podendo evoluir para o óbito. Dentre estes, destaca-se a ocorrência de febre hemorrágica da dengue, hepatite, insuficiência hepática, manifestações do sistema nervoso, miocardite, hemorragias graves e choque.


Na dengue, a primeira manifestação é a febre, geralmente alta (39ºC a 40ºC) de início abrupto, associada à cefaléia, adinamia, mialgias, artralgias, dor retroorbitária, com presença ou não de exantema e/ou prurido. Anorexia, náuseas, vômitos e diarréia podem ser observados por dois a seis dias.


Alguns pacientes podem evoluir para formas graves da doença e passam a apresentar sinais de alarme da dengue, principalmente quando a febre cede, os quais precedem as manifestações hemorrágicas graves. As manifestações hemorrágicas como epistaxe, petéquias, gengivorragia, metrorragia, hematêmese, melena, hematúria e outros, bem como a plaquetopenia podem ser observadas em todas as apresentações clínicas de dengue. É importante ressaltar que o fator determinante na febre hemorrágica da dengue é o extravasamento plasmático, que pode ser expresso por meio da hemoconcentração, hipoalbuminemia e ou derrames cavitários.



Aspectos clínicos na criança


A dengue na criança, na maioria das vezes, apresenta-se como uma síndrome febril com sinais e sintomas inespecíficos: apatia, sonolência, recusa da alimentação, vômitos, diarréia ou fezes amolecidas.


Nos menores de 2 anos de idade, especialmente em menores de 6 meses, os sintomas como cefaléia, mialgias e artralgias podem manifestar-se por choro persistente, adinamia e irritabilidade, geralmente com ausência de manifestações respiratórias, podendo confundir com outros quadros infecciosos febris, próprios desta faixa etária.


As formas graves sobrevêm geralmente em torno do terceiro dia de doença, acompanhadas ou não da defervescência da febre.


Na criança, o início da doença pode passar despercebido e o quadro grave ser identificado como a primeira manifestação clínica. O agravamento geralmente é súbito, diferente do adulto, no qual os sinais de alarme de gravidade são mais facilmente detectados. O exantema, quando presente, é maculopapular, podendo apresentar-se sob todas as formas (pleomorfismo), com ou sem prurido, precoce ou tardiamente.





Sinais de alarme


a) Dor abdominal intensa e contínua.
b) Vômitos persistentes.
c) Hipotensão postural e/ou lipotímia.
d) Hepatomegalia dolorosa.
e) Hemorragias importantes (hematêmese e/ou melena).
f) Sonolência e/ou irritabilidade.
g) Diminuição da diurese.
h) Diminuição repentina da temperatura corpórea ou hipotermia.
i) Aumento repentino do hematócrito.
j) Queda abrupta de plaquetas.
k) Desconforto respiratório.

Medicamentos utilizados (conforme prescrição médica)
Sintomáticos
a) Antitérmicos e analgésicos
• Dipirona.
• Paracetamol
• Os salicilatos não devem ser administrados, pois podem causar sangramentos.
• Os antiinflamatórios não hormonais (ibuprofeno, diclofenaco, nimesulida) e drogas com potencial hemorrágico não devem ser utilizados.

b) Antieméticos
• Metoclopramida.
• Bromoprida.
• Alizaprida.
• Dimenidrinato.


c) Antipruriginosos
O prurido na dengue pode ser extremamente incômodo, mas é autolimitado, durando em torno de 36 a 48 horas.


A resposta à terapêutica antipruriginosa usual nem sempre é satisfatória, mas podem ser utilizadas as medidas a seguir:
• Medidas tópicas: banhos frios e compressas com gelo.


d) Drogas de uso sistêmico:
• Dexclorfeniramina.
• Cetirizina.
• Loratadina.
• Hidroxizine.

ATENÇÃO!!!
O uso de drogas sintomáticas é recomendado para os pacientes com febre elevada ou com dor. Deve ser evitada a administração destas por via intramuscular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário