PROGRAMA DOS EXAMES SUPLETIVOS ON LINE – ETAPA: ENSINO
FUNDAMENTAL
ÁREA: LINGUAGEM
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
1 – FONÉTICA
1.1-
|
Vogais e consoantes
|
1.2-
|
Encontros vocálicos:
ditongos, tritongos, hiatos
|
1.3-
|
Encontros
consonantais
|
1.4-
|
Dígrafos
|
1.5-
|
Sílabas
|
1.5.1-
|
Classificação das palavras quanto à sílaba
tônica:
|
1.5.1.1-
1.5.1.2-
1.5.1.3-
1.5.1.4-
1.5.1.5-
|
oxítona
paroxítona
proparoxítona
monossílaba tônica
monossílaba átona
|
1.5.2-
|
Classificação das
palavras quanto ao número de sílabas:
|
1.5.2.1-
1.5.2.2-
1.5.2.3-
1.5.2.4
|
monossílaba
dissílaba
trissílaba
polissílaba
|
1.5.3-
|
Divisão silábica
|
2 – ORTOGRAFIA
2.1-
|
emprego das letras: G e J, S e Z, X e CH, O
e U, E e I, CC, CÇ, X representando grupo sonoro KS.
|
2.2-
|
Palavras e expressões que oferecem
dificuldades: que, quê / por que, por quê / porque, porquê / onde, aonde /
mau, mal / há, a / cessão, sessão, secção / mais, mas
|
2.3-
|
Acentuação gráfica
|
2.4-
|
Sinais de pontuação
|
2.4.1-
|
Emprego de vírgula, ponto e vírgula, dois
pontos, ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação, reticências,
parênteses, travessão e aspas.
|
3.1-
|
Formação de palavras:
|
3.1.1-
|
primitivas
|
3.1.2-
|
derivadas
|
3.2-
|
Classes de palavras:
suas flexões e classificações
|
3.2.1-
|
Substantivo
|
3.2.2-
|
Artigo
|
3.2.3-
|
Adjetivo
|
3.2.4-
|
Numeral
|
3.2.5-
|
Pronome
|
3.2.6-
|
Verbo
|
3.2.7-
|
Advérbio: Locuções
adverbiais
|
3.2.8-
|
Preposição
|
3.2.9-
|
Crase
|
3.2.10-
|
Conjunção
|
3.2.11-
|
Interjeição
|
4 – SINTAXE
4.1-
|
Frase, oração, período
|
4.2-
|
Termos da oração:
|
4.3-
4.3.1-
|
Essenciais:
sujeito e predicado( identificação e
classificação)
|
4.4-
|
Acessórios:
|
4.4.1-
4.4.2-
4.4.3-
4.4.4-
|
adjunto adnominal
adjunto adverbial
vocativo
aposto
|
4.5-
|
Integrantes:
|
4.5.1-
4.5.2-
4.5.3-
|
complemento verbal
complemento nominal
agente da passiva
|
4.6-
|
Concordâncias:
nominal e verbal
|
5 – LEITURA, COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE
TEXTOS
SUGESTÕES
BIBLIOGRÁFICAS:
1 -
TERRA , Ernani . Curso Prático de
Gramática. São Paulo: Scipione.
2 - SACCONI, Luiz Antônio. Gramática Essencial Ilustrada. São Paulo: Atual.
3 - FARACO & MOURA. Gramática Nova. São Paulo: Ática.
4-
GONÇALVES,
Maria Silvia e Rios, Rosana. Gramática no
dia-a-dia. São Paulo: Scipione, 2001.
5-
SAVIOLI, Francisco Platão. Gramática em 44 lições. São Paulo:
Ática.
6-
VIEIRA,
Maria das Graças; FIGUEIREDO,Regina. EJA.
Educação de Jovens e Adultos, 3º e 4º
Ciclos Ensino - Fundamental. São Paulo: Ática, 2006.
Observação: Outros livros que contenham os
assuntos também poderão ser utilizados.
DISCIPLINA: LÍNGUA ESTRANGEIRA - INGLÊS
1
– VOCABULÁRIO
1.1-
Formas
de cumprimento (Greetings)
1.2-
Dias
da semana
1.3-
Meses
do ano
1.4-
Estações
do ano
1.5-
Numerais
(cardinais e ordinais)
1.6-
Cores
1.7-
Família
1.8-
Frutas
1.9-
Tradução
e versão de vocabulários.
2 – GRAMÁTICA
2.1- Verbos nas formas: afirmativa, negativa
e interrogativa
2.2-
Simple present tense
2.3- Simple past tense ( verbos regulares e
irregulares)
2.4-
Present continuous tense
2.5-
Past continuous tense
2.6-
Future (Will)
2.7-
Future (going to)
2.8- Verbo To be (presente e passado)
2.9- Modal Verbs (can e can’t)
2.10- Plural dos substantivos
2.11- Artigos definidos e indefinidos
2.12- Pronomes: pessoais, possessivos e
reflexivos, interrogativos (pronomes advérbios)
2.13- Preposições
3
– INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS
1 – AMOS, Eduardo; PRESHER, Elisabeth. The new simplified Grammar. 3ª ed, São Paulo:
Richmond Publishing (Editora Moderna), 2006. 3ª Ed.
2 – KELLER, Victoria.
Caderno do futuro: Inglês. 5ª a 8ª série. São Paulo: IBEP.
3 – PERRI, Edilza; LOBO,
Elenizia. Inglês. Vol. Único, São Paulo: FTD.
4 – MARTINS, Elisabeth
Prescher; PASQUALIN, Ernesto; AMOS, Eduardo. Graded English. Vol. Único, São
Paulo: Editora Moderna.
Observação: Outros livros que contenham os
assuntos também poderão se utilizados.
DISCIPLINA: ARTES
1 – AS ARTES ONTEM, HOJE E SEMPRE
1.1-
Introdução à História da ARTE
2 – ARTES VISUAIS
2.1-
|
No fazer:
|
desenho, pintura,
colagem, escultura, gravura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, histórias em quadrinhos,
produções informatizadas.
|
|
2.2-
|
No apreciar:
|
contato sensível,
reconhecimento e análise de formas visuais presentes na natureza e nas
diversas culturas (regional, nacional e mundial).
|
|
3 – A MÚSICA
3.1- A música como
produto cultural e histórico.
3.2- Música e sons do
mundo.
4 – A DANÇA
4.1- A dança como
manifestação coletiva
4.2- Os aspectos
artísticos da dança
5 – O TEATRO
5.1- O teatro como
expressão e comunicação
5.2- Experimentação e
articulação entre as expressões: oral, corporal, plástica e sonora
6 – AS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS REGIONAL
MATO-GROSSENSE
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
1.
|
ARRUDA. Zuleica. O
que é rasqueado cuiabano? Entrelinhas. Cuiabá, 2007.
|
2.
|
BRIOSCHI, Gabriela.
Arte Hoje. Editora: FTD S.A – 4º Vol. 5ª a 8ª Série.
|
3.
|
Coleção de olho no
mundo. Folclore. Revista Recreio Nº 16.
|
4.
|
Educação de Jovens e
Adultos – SUPLEGRAF. São Paulo – SP ARTE – 5ª a 8ª Série. Editora Didática
Suplegraf.
|
5.
|
JUNIOR, Moisés
Mendes Martins. Revendo e Reciclando a Cultura Cuiabana. Edição do Autor, 2000,
1ª edição.
|
6.
|
MELO, Maria Elisete
de Lima e outros. Módulo II –Artes, Inglês e Língua Portuguesa 7ª a 8ª série.
JBR Editora. Brasília, 2002.
|
7.
|
PROENÇA, Graça. História da Arte. Editora Ática, 2000, 16ª
edição.
|
8.
|
VENTRELLA, Roseli;
ARRUDA, Jaqueline. ARTE. Série LINK da Arte. Projeto Educação para o Século
XXI. 5ª a 8ª Série do Ensino Fundamental. Ed. Escala Educacional.
|
9.
|
Educação de Jovens e
Adultos. Proposta Curricular. Segundo Segmento do Ensino Fundamental 5ª a 8ª
Série. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília,
2002.
|
ÁREA: CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
DISCIPLINA:
CIÊNCIAS
1 – O UNIVERSO
1.1- Sistema Solar
1.2- As Galáxias
2 – O PLANETA TERRA
2.1- Origem da Terra
2.2- Origem da vida
2.3- A Biosfera
2.4- Ecossistema
2.5- Equilíbrio ecológico
3 – O SOLO NO
ECOSSISTEMA
3.1- Forma e estrutura da Terra
3.2- Rocha e Solo
4 – A ÁGUA
4.1-A água na natureza e sua importância
4.2- Tratamento da água
4.3- Estados físicos da água
4.4- Poluição
5 – O AR
5.1-
Características e a importância do ar
5.2-
Camadas atmosféricas
5.3-
Pressão atmosférica
6 – SERES VIVOS
6.1- Características gerais
6.2- Classificação dos seres vivos
6.3- Vírus
6.4- Moneras
6.5- Protistas
6.6- Fungos
6.7- Vegetais
6.8- Animais
7 – ORGANIZAÇÃO DO
CORPO HUMANO
7.1-
A Célula
7.2-
Teoria celular
7.3-
Estrutura da célula
7.4-
Composição química das células
8-A DIVISÃO CELULAR
8.1-Mitose
8.2-Meiose
9 – TECIDOS, ÓRGÃOS E
SISTEMAS
9.1-Funções
vitais
10- FUNÇÕES DE
NUTRIÇÃO
10.1-Digestão
10.2-Respiração
10.3-Circulação
10.4-Excreção
11 – FUNÇÕES DE
RELAÇÃO
11.1-Sistema
locomotor
11.2-Sistema
sensorial
12 – FUNÇÕES DE
COORDENAÇÃO
12.1-
Sistema nervoso
12.2-
Sistema hormonal
13 – FUNÇÕES DE
REPRODUÇÃO
13.1-Sistema
reprodutor
13.2-Reprodução
humana
14 – SAÚDE COMO
COMPREENSÃO DE VIDA
14.1-Noções
de higiene
14.2-O
homem e as doenças
14.3-
Vacinas
15 – QUIMICA
15.1-
Introdução à Química
15.2-
A Matéria
15.3-
Substâncias e misturas
15.4-
Estrutura atômica da matéria
16 – FÍSICA
16.1-
Introdução à Física
16.2-
Cinemática
16.3-
Dinâmica
16.4-
Trabalho e Potência
16.5-
Energia
16.6-
Eletricidade e Magnetismo
16.7-
Unidades de medida
SUGESTÕES
BIBLIOGRÁFICAS
1-
GOWDAK,
Demétrio; MARTINS, Eduardo. Ciências Novo Pensar. 5ª a 8ª Série. Editora: FTD. São Paulo, 2002.
2-
SALEM,
Sônia; CISCATO, Carlos Alberto Mattoso, COSTA, Maria de la Luz M. Vivendo Ciências-5ª
a 8ª Série. Editora: FTD, 1999.
3-
ALVARENGA,
Jenner Procópio de; PEDERSOLI, José Luiz; FILHO, Moacir Assis d’ Assunção;
GOMES, Wellington Caldeiras. Ciências Naturais no dia-a-dia. 5ª a 8ª Série.
Editora: FTD. Curitiba, 2004.
4-
VALLE,
Cecília. Coleção ciências. 5ª a 8ª Série. Editora: Positivo. Curitiba,
5-
SOARES,
José Luis. Ciências. 5ª a 8ª Série. Editora: Moderna. São Paulo, 1995.
6-
BARROS,
Carlos; PAULINO, Wilson Roberto. Ciências
5ª a 8ª Série. Editora: Ática, 2004.
7-
CRUZ,
Daniel. Ciências 5ª a 8ª Série. Editora:
Ática, São Paulo, 2004.
8-
Barros,
Carlos; PAULINO, Wilson Roberto. Ciências 3º e 4º Ciclos EJA. Editora: Ática.
São Paulo, 2003.
9-
GEWANDSZNAJDER,
Fernando. Ciências 5ª a 8ª Série. Editora: Ática. São Paulo, 2002
Observação: Outros livros e/ou periódicos,
que contenham os assuntos também poderão ser utilizados
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
1 –
NÚMEROS NATURAIS (IN)
1.1 – Conjunto dos números naturais em IN
1.2 – Sucessor e antecessor
1.3 – Igualdade e desigualdade
2 –
OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS
2.1 – Adição,
subtração, multiplicação, divisão e potenciação
2.2– Expressões
numéricas
2.3 – Problemas com números naturais
3 – NÚMEROS MÚLTIPLOS
COMUNS
3.1 – M.M.C. pelo processo da decomposição
4 – MEDIDAS
4.1 – Unidades de medidas: comprimento,
capacidade, volume e massa
4.2 – Transformações de unidades de medidas
4.3– Áreas das figuras geométricas planas
5 – CONJUNTO DOS
NÚMEROS INTEIROS (Z)
5.1 – Números inteiros ou simétricos
5.2 – Operação com números inteiros: adição,
subtração, multiplicação, divisão e potenciação
5.3 – Problemas com números inteiros
6 –
CONJUNTO DOS NÚMEROS RACIONAIS (Q)
6.1 – Adição, subtração, multiplicação,
divisão e potenciação
7 – EQUAÇÃO DO 1º GRAU
7.1 – Raiz e conjunto
solução de uma equação
7.2 – Problemas de 1º
Grau com uma variável
8 – SISTEMAS DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM DUAS VARIÁVEIS
8.1 – Processo ou métodos de resolução de um
sistema de equação – Adição e Subtração – Substituição
9 – REGRA DE TRÊS
SIMPLES
9.1 – Grandezas diretamente e inversamente
proporcionais
9.2 – Regras de três simples direta e
inversamente proporcionais
10 – PORCENTAGEM
10.1 – Razão centesimal
10.2 – Método prático para calcular a
porcentagem
11 – MÉDIAS
ARITMÉTICAS
12 – EXPRESSÕES
ALGÉBRICAS
12.1 – Valor Numérico
12.2 – Monômios
12.3 – Termos semelhantes
12.4 – Polinômios
12.5 – Grau do polinômio
12.6 – Operação com polinômio: adição,
subtração, multiplicação e divisão
13 – PRODUTOS NOTÁVEIS
13.1 – Quadrado da soma de dois termos
13.2 – Quadrado da diferença de dois termos
13.3 – Produto da soma pela diferença de dois
termos
14 – FATORAÇÃO
ALGÉBRICA
14.1 – Fator comum em evidência
15 – ÂNGULOS
15.1 – Unidade de medida
15.2 – Ângulos complementares e suplementares
16 – TRIÂNGULOS
16.1 – Classificação de triângulos quanto à
medida dos lados e quanto aos ângulos
16.2 – Soma das medidas dos ângulos internos
de um triângulo
16.3 – Teorema de Pitágoras no triângulo
retângulo
17 – RADICAL
17.1 – Índice, radicando
17.2 – Simplificação de radicais
17.3 – Potência com expoente fracionário
18 –
EQUAÇÃO DO 2º GRAU
18.1 – Raiz e conjunto solução de uma equação
18.2 – Problemas do 2º grau com uma variável
SUGESTÕES
BIBLIOGRÁFICAS
1-
|
ANDRINI,
Álvaro e VASCONCELLOS, Maria José. Praticando a Matemática. 5ª a 8ª Série.
Coleção Atualizada. 1ª edição. São Paulo, 2002.
|
2-
|
MACHADO,
Antônio, DOLCE, Osvaldo e JEZZI, Gelson – Matemática e Realidade. 5ª a 8ª
Série. 4ª edição. Editora: Atual. São Paulo, 2000.
|
3-
|
DANTE,
Luiz Roberto. Tudo é Matemática: 1º Grau. 1ª edição. Editora: Ática. São
Paulo, 2006.
|
4-
|
IMENES E LELLIS. Matemática – 1º Grau. 1ª
edição. Editora: Spcione. São Paulo, 1998.
|
5-
|
BIGODE, Antonio José Lopes. Matemática hoje
é feita assim 1º Grau. Editora: FTD. São Paulo, 2000.
|
6-
|
GIOVANNI,
CASTRUCCI E GIOVANNI JR. A Conquista da Matemática 1º Grau. Editora: FTD. São
Paulo, 1998.
|
Observação: Outros livros que contenham os assuntos também poderão ser
utilizados
ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS
DISCIPLINA: HISTÓRIA
1 – CONCEITO E DIVISÃO DA HISTÓRIA –
CARACTERÍSTICAS DE CADA PERÍODO
2 – AS CIVILIZAÇÕES ANTIGAS: CARACTERÍSTICAS
E LEGADOS
2.1 Povos mesopotâmicos
2.2 Egípcios
2.3 Persas
2.4 Gregos
2.5 Romanos
3 – A
IDADE MÉDIA
3.1 Feudalismo e seus aspectos: históricos,
políticos, sociais e religiosos
4 - A
IDADE MODERNA
4.2 Os Grandes Descobrimentos
4.3 Renascimento
4.4 Mercantilismo
5 - A IDADE CONTEMPORÂNEA
5.1 Iluminismo
5.2 As grandes revoluções burguesas: Inglesa
e Francesa
5.3 Revolução Industrial
5.4 Era Napoleônica
5.5 Processo de Independência das Américas:
espanhola e portuguesa
5.6 Primeiro Reinado, Período Regencial e
Segundo Reinado brasileiro
5.7 O processo da Proclamação da República
5.8 Primeira e Segunda Guerra Mundial
5.9 Governos Brasileiros: civis e militares –
ditadura e democracia no Brasil
5.10 O Brasil e o mundo atual
5.11 Globalização e neoliberalismo
5.12 Tecnologia e desenvolvimento
6 – O PROCESSO
HISTÓRICO DE MATO GROSSO E SEUS ASPECTOS
6.1
Históricos
6.2
Políticos
6.3
Sociais
6.4
Culturais
SUGESTÕES
BIBLIOGRÁFICAS
01–
COTRIM, Gilberto. Historia e Reflexão. São Paulo: Editora Saraiva, 1996. (Vol
1, 2, 3, e 4).
02–
RODRIGUES, Joelza Ester. História em Documento. São Paulo :
FTD, 2002. (Vol 5ª, 6ª, 7ª e 8ª Séries).
03– SCHMIDT,
Mário. Nova História Crítica. São Paulo: Editora Nova Geração, 1999. (Vol 5ª,
6ª, 7ª e 8ª Séries).
04–
SILVA, Francisco de Assis. História do Homem. São Paulo: Editora Moderna, 1996.
(Vol 1, 2, 3, e 4).
05–
SIQUEIRA, Elizabeth Madureira et. Ali.O
Processo Histórico de Mato Grosso.Cuiabá: Ed. Guaicurus/UFMT, 1990.
06–
SIQUEIRA, Elizabeth Madureira. História de Mato Grosso: da ancestralidade aos
dias atuais. Cuiabá: Entrelinhas, 2002.
07–
PÓVOAS. Lenine Campos. História da Cultura Mato-grossense. Cuiabá: Academia
Mato-grossense de Letras.
Observação: Outros livros que contenham os assuntos também poderão ser
utilizados
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
1.GEOGRAFIA GERAL
1.1
Orientação e localização
1.2
As representações do espaço – noções de
cartografia
1.3
As diferentes formas do relevo terrestre e
seus agentes formadores
1.4
Atmosfera, clima e elementos climáticos
1.5
Hidrografia: águas continentais
1.6
Globalização da economia e organização mundial
do espaço
1.7
Dinâmica da população mundial
1.8
População e economia mundial
1.9
Industrialização e urbanização mundial
1.10
Rede mundial de comunicação
1.11
Sociedade moderna e as transformações da
natureza
2. REGIONALIZAÇÃO DO ESPACO GEOGRÁFICO MUNDIAL
2.1-
|
Continente Europeu
|
2.2.1-
|
Organização política e econômica
|
2.2.2-
|
Estrutura
populacional e sociedade
|
2.3-
|
Continente Asiático
|
2.3.1-
|
Diversidade econômica e social
|
2.4-
|
Continente
Africano
|
2.4.1-
|
A colonização e as conseqüências sociais e
econômicas
|
2.5-
|
Continente Americano
|
2.5.1-
|
Ocupação e colonização
|
2.5.2-
|
As diferentes regionalizações do Continente
Americano
|
2.5.3-
|
Diversidades sócio-econômicas
|
2.5.4-
|
Blocos econômicos regionais
|
3. GEOGRAFIA DO BRASIL
3.1-
Organização política e econômica do
Brasil
3.2-
Dinâmica da população brasileira
3.3- Atividades econômicas brasileiras
3.4- Agricultura
3.5- Pecuária
3.6- Extrativismo
3.7- Indústria
3.8- Comércio e transportes
3.9- Questões sócio-ambientais rurais e
urbanas
4 – GEOGRAFIA DE MATO
GROSSO
4.1- Dinâmica da população mato-grossense
4.2- Os recursos naturais e as atividades econômicas
4.3- Agricultura
4.4- Pecuária
4.5- Extrativismo
4.6- Indústria
4.7- Comércio
4.8- Turismo
4.9- Transportes
4.10- Questões sócio-ambientais rurais e
urbanas em Mato Grosso
SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS
1.
ADAS,
Melhem. Geografia.Vol. 1,2,3 e 4.São Paulo: Moderna.
2.
MOREIRA,
Igor. Construindo o Espaço.5ª a 8ª série.São Paulo: Ática, 2002
3.
PIAIA,
Ivane Inêz. Geografia de Mato Grosso. Cuiabá: EdUNIC, 2003.
4.
VESENTINI,J. Willian;
VLACH, Vânia. Geografia
Crítica. 5ª a 8ª série.São Paulo:Ática, 2006.
Observação: Outros livros que contenham os assuntos
também poderão ser utilizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário