30 de mar. de 2012

EXAME SUPLETIVO - CONTEÚDO

Conteúdo que deve ser estudado para o EXAME SUPLETIVO ON LINE – ETAPA: ENSINO FUNDAMENTAL



PROGRAMA DOS EXAMES SUPLETIVOS ON LINE – ETAPA: ENSINO FUNDAMENTAL

ÁREA: LINGUAGEM

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA

 

1 – FONÉTICA

1.1-
Vogais e consoantes
1.2-
Encontros vocálicos: ditongos, tritongos, hiatos
1.3-
Encontros consonantais
1.4-
Dígrafos
1.5-
Sílabas
1.5.1-
Classificação das palavras quanto à sílaba tônica:
1.5.1.1-
1.5.1.2-
1.5.1.3-
1.5.1.4-
1.5.1.5-
oxítona
paroxítona
proparoxítona
monossílaba tônica
monossílaba átona
1.5.2-
Classificação das palavras quanto ao número de sílabas:
1.5.2.1-
1.5.2.2-
1.5.2.3-
1.5.2.4
monossílaba
dissílaba
trissílaba
polissílaba
1.5.3-
Divisão silábica

2 – ORTOGRAFIA

2.1-
emprego das letras: G e J, S e Z, X e CH, O e U, E e I, CC, CÇ, X representando grupo sonoro KS.
2.2-
Palavras e expressões que oferecem dificuldades: que, quê / por que, por quê / porque, porquê / onde, aonde / mau, mal / há, a / cessão, sessão, secção / mais, mas
2.3-
Acentuação gráfica
2.4-
Sinais de pontuação
2.4.1-
Emprego de vírgula, ponto e vírgula, dois pontos, ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação, reticências, parênteses, travessão e aspas.
3.1-
Formação de palavras:
3.1.1-
primitivas
3.1.2-
derivadas
3.2-
Classes de palavras: suas flexões e classificações
3.2.1-
Substantivo
3.2.2-
Artigo
3.2.3-
Adjetivo
3.2.4-
Numeral
3.2.5-
Pronome
3.2.6-
Verbo
3.2.7-
Advérbio: Locuções adverbiais
3.2.8-
Preposição
3.2.9-
Crase
3.2.10-
Conjunção
3.2.11-
Interjeição

 

4 – SINTAXE

4.1-
Frase, oração, período
4.2-
Termos da oração:
4.3-
4.3.1-
Essenciais:
sujeito e predicado( identificação e classificação)
4.4-
Acessórios:
4.4.1-
4.4.2-
4.4.3-
4.4.4-
adjunto adnominal
adjunto adverbial
vocativo
aposto
4.5-
Integrantes:
4.5.1-
4.5.2-
4.5.3-
complemento verbal
complemento nominal
agente da passiva
4.6-
Concordâncias: nominal e verbal

5 – LEITURA, COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS:

       1 -  TERRA , Ernani . Curso Prático de Gramática. São Paulo: Scipione.
       2 -  SACCONI, Luiz Antônio. Gramática Essencial Ilustrada. São Paulo: Atual.
3 -  FARACO & MOURA. Gramática Nova. São Paulo: Ática.
4-     GONÇALVES, Maria Silvia e Rios, Rosana. Gramática no dia-a-dia. São Paulo: Scipione, 2001.
5-      SAVIOLI, Francisco Platão. Gramática em 44 lições. São Paulo: Ática.
6-     VIEIRA, Maria das Graças; FIGUEIREDO,Regina. EJA. Educação de Jovens e Adultos, 3º e 4º Ciclos Ensino - Fundamental. São Paulo: Ática, 2006.

 Observação: Outros livros que contenham os assuntos também poderão ser utilizados.

DISCIPLINA: LÍNGUA ESTRANGEIRA - INGLÊS

1 – VOCABULÁRIO
1.1- Formas de cumprimento (Greetings)
1.2- Dias da semana
1.3- Meses do ano
1.4- Estações do ano
1.5- Numerais (cardinais e ordinais)
1.6- Cores
1.7- Família 
1.8- Frutas                                                                                                                                                           
1.9- Tradução e versão de vocabulários.

2 – GRAMÁTICA
2.1- Verbos nas formas: afirmativa, negativa e interrogativa
2.2- Simple present tense
2.3- Simple past tense ( verbos regulares e irregulares)
2.4- Present continuous tense
2.5- Past continuous tense
2.6- Future (Will)
2.7- Future (going to)
2.8- Verbo To be (presente e passado)
2.9- Modal Verbs (can e can’t)
2.10- Plural dos substantivos
2.11- Artigos definidos e indefinidos
2.12- Pronomes: pessoais, possessivos e reflexivos, interrogativos (pronomes advérbios)
2.13- Preposições

3 – INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS

1 – AMOS, Eduardo; PRESHER, Elisabeth. The new simplified Grammar. 3ª ed, São Paulo: Richmond Publishing (Editora Moderna), 2006. 3ª Ed.
2 – KELLER, Victoria. Caderno do futuro: Inglês. 5ª a 8ª série. São Paulo: IBEP.
3 – PERRI, Edilza; LOBO, Elenizia. Inglês. Vol. Único, São Paulo: FTD.
4 – MARTINS, Elisabeth Prescher; PASQUALIN, Ernesto; AMOS, Eduardo. Graded English. Vol. Único, São Paulo: Editora Moderna.

  Observação: Outros livros que contenham os assuntos também poderão se utilizados.



DISCIPLINA: ARTES

1 – AS ARTES ONTEM, HOJE E SEMPRE
1.1- Introdução à História da ARTE

2 – ARTES VISUAIS
2.1-
No fazer:
desenho, pintura, colagem, escultura, gravura, modelagem, instalação, vídeo,   fotografia, histórias em quadrinhos, produções informatizadas.
2.2-
No apreciar:
contato sensível, reconhecimento e análise de formas visuais presentes na natureza e nas diversas culturas (regional, nacional e mundial).





3 – A MÚSICA
3.1- A música como produto cultural e histórico.
3.2- Música e sons do mundo.

4 – A DANÇA
4.1- A dança como manifestação coletiva
4.2- Os aspectos artísticos da dança

5 – O TEATRO
5.1- O teatro como expressão e comunicação
5.2- Experimentação e articulação entre as expressões: oral, corporal, plástica e sonora

6 – AS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS REGIONAL MATO-GROSSENSE

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS


1.
ARRUDA. Zuleica. O que é rasqueado cuiabano? Entrelinhas. Cuiabá, 2007. 
2.
BRIOSCHI, Gabriela. Arte Hoje. Editora: FTD S.A – 4º Vol. 5ª a 8ª Série.
3.
Coleção de olho no mundo. Folclore. Revista Recreio Nº 16.
4.
Educação de Jovens e Adultos – SUPLEGRAF. São Paulo – SP ARTE – 5ª a 8ª Série. Editora Didática Suplegraf. 
5.
JUNIOR, Moisés Mendes Martins. Revendo e Reciclando a Cultura Cuiabana. Edição do Autor, 2000, 1ª edição.
6.
MELO, Maria Elisete de Lima e outros. Módulo II –Artes, Inglês e Língua Portuguesa 7ª a 8ª série. JBR Editora. Brasília, 2002. 
7.
PROENÇA, Graça.  História da Arte. Editora Ática, 2000, 16ª edição.
8.
VENTRELLA, Roseli; ARRUDA, Jaqueline. ARTE. Série LINK da Arte. Projeto Educação para o Século XXI. 5ª a 8ª Série do Ensino Fundamental. Ed. Escala Educacional.
9.
Educação de Jovens e Adultos. Proposta Curricular. Segundo Segmento do Ensino Fundamental 5ª a 8ª Série. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 2002. 


ÁREA: CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA

DISCIPLINA: CIÊNCIAS

 

1 – O UNIVERSO

1.1- Sistema Solar
1.2- As Galáxias

2 – O PLANETA TERRA

2.1- Origem da Terra
2.2- Origem da vida
2.3- A Biosfera
2.4- Ecossistema
2.5- Equilíbrio ecológico

3 – O SOLO NO ECOSSISTEMA

3.1- Forma e estrutura da Terra
3.2- Rocha e Solo

4 – A ÁGUA

4.1-A água na natureza e sua importância
4.2- Tratamento da água
4.3- Estados físicos da água
4.4- Poluição

5 – O AR

5.1- Características e a importância do ar
5.2- Camadas atmosféricas
5.3- Pressão atmosférica

6 – SERES VIVOS

6.1- Características gerais
6.2- Classificação dos seres vivos
6.3- Vírus
6.4- Moneras
6.5- Protistas
6.6- Fungos
6.7- Vegetais
6.8- Animais

7 – ORGANIZAÇÃO DO CORPO HUMANO

7.1- A Célula
7.2- Teoria celular
7.3- Estrutura da célula
7.4- Composição química das células

8-A DIVISÃO CELULAR
8.1-Mitose
8.2-Meiose


9 – TECIDOS, ÓRGÃOS E SISTEMAS
9.1-Funções vitais

10- FUNÇÕES DE NUTRIÇÃO

10.1-Digestão
10.2-Respiração
10.3-Circulação
10.4-Excreção

11 – FUNÇÕES DE RELAÇÃO
11.1-Sistema locomotor
11.2-Sistema sensorial

12 – FUNÇÕES DE COORDENAÇÃO
12.1- Sistema nervoso
12.2- Sistema hormonal

13 – FUNÇÕES DE REPRODUÇÃO
13.1-Sistema reprodutor
13.2-Reprodução humana

14 – SAÚDE COMO COMPREENSÃO DE VIDA

14.1-Noções de higiene
14.2-O homem e as doenças
14.3- Vacinas

15 – QUIMICA

15.1- Introdução à Química
15.2- A Matéria
15.3- Substâncias e misturas
15.4- Estrutura atômica da matéria

16 – FÍSICA

16.1- Introdução à Física
16.2- Cinemática
16.3- Dinâmica
16.4- Trabalho e Potência
16.5- Energia
16.6- Eletricidade e Magnetismo
16.7- Unidades de medida

 


SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS


1-     GOWDAK, Demétrio; MARTINS, Eduardo. Ciências Novo Pensar.  5ª a 8ª Série. Editora: FTD. São Paulo, 2002.
2-     SALEM, Sônia; CISCATO, Carlos Alberto Mattoso, COSTA, Maria de la Luz M. Vivendo Ciências-5ª a 8ª Série. Editora: FTD, 1999.
3-     ALVARENGA, Jenner Procópio de; PEDERSOLI, José Luiz; FILHO, Moacir Assis d’ Assunção; GOMES, Wellington Caldeiras. Ciências Naturais no dia-a-dia. 5ª a 8ª Série. Editora: FTD. Curitiba, 2004.
4-     VALLE, Cecília. Coleção ciências. 5ª a 8ª Série. Editora: Positivo. Curitiba,
5-     SOARES, José Luis. Ciências. 5ª a 8ª Série. Editora: Moderna. São Paulo, 1995.  
6-     BARROS, Carlos; PAULINO, Wilson Roberto. Ciências  5ª a 8ª Série. Editora: Ática, 2004.
7-     CRUZ, Daniel. Ciências  5ª a 8ª Série. Editora: Ática, São Paulo, 2004.
8-     Barros, Carlos; PAULINO, Wilson Roberto. Ciências 3º e 4º Ciclos EJA. Editora: Ática. São Paulo, 2003.
9-     GEWANDSZNAJDER, Fernando. Ciências 5ª a 8ª Série. Editora: Ática.  São Paulo, 2002

Observação: Outros livros e/ou periódicos, que contenham os assuntos também poderão ser utilizados

 

DISCIPLINA: MATEMÁTICA


1 – NÚMEROS NATURAIS (IN)
1.1 – Conjunto dos números naturais em IN
1.2 – Sucessor e antecessor
1.3 – Igualdade e desigualdade

2 – OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS
2.1 – Adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação
2.2– Expressões numéricas
2.3 – Problemas com números naturais

3 – NÚMEROS MÚLTIPLOS COMUNS

3.1 – M.M.C. pelo processo da decomposição

4 – MEDIDAS

4.1 – Unidades de medidas: comprimento, capacidade, volume e massa
4.2 – Transformações de unidades de medidas
4.3– Áreas das figuras geométricas planas

5  – CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS (Z)
5.1 – Números inteiros ou simétricos
5.2 – Operação com números inteiros: adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação
5.3 – Problemas com números inteiros

6 – CONJUNTO DOS NÚMEROS RACIONAIS (Q)
6.1 – Adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação

7 – EQUAÇÃO DO 1º GRAU

7.1 – Raiz e conjunto solução de uma equação
7.2 – Problemas de 1º Grau com uma variável

8 – SISTEMAS DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM DUAS VARIÁVEIS
8.1 – Processo ou métodos de resolução de um sistema de equação – Adição e Subtração – Substituição

9 – REGRA DE TRÊS SIMPLES


9.1 – Grandezas diretamente e inversamente proporcionais
9.2 – Regras de três simples direta e inversamente proporcionais

10 – PORCENTAGEM

10.1 – Razão centesimal
10.2 – Método prático para calcular a porcentagem

11 – MÉDIAS ARITMÉTICAS


12 – EXPRESSÕES ALGÉBRICAS

12.1 – Valor Numérico
12.2 – Monômios
12.3 – Termos semelhantes
12.4 – Polinômios
12.5 – Grau do polinômio
12.6 – Operação com polinômio: adição, subtração, multiplicação e divisão

13 – PRODUTOS NOTÁVEIS

13.1 – Quadrado da soma de dois termos
13.2 – Quadrado da diferença de dois termos
13.3 – Produto da soma pela diferença de dois termos

14 – FATORAÇÃO ALGÉBRICA

14.1 – Fator comum em evidência

15 – ÂNGULOS

15.1 – Unidade de medida
15.2 – Ângulos complementares e suplementares

16 – TRIÂNGULOS

16.1 – Classificação de triângulos quanto à medida dos lados e quanto aos ângulos
16.2 – Soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo
16.3 – Teorema de Pitágoras no triângulo retângulo

17 – RADICAL

17.1 – Índice, radicando
17.2 – Simplificação de radicais
17.3 – Potência com expoente fracionário

18 – EQUAÇÃO DO 2º GRAU

18.1 – Raiz e conjunto solução de uma equação
18.2 – Problemas do 2º grau com uma variável

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS


1-
ANDRINI, Álvaro e VASCONCELLOS, Maria José. Praticando a Matemática. 5ª a 8ª Série. Coleção Atualizada. 1ª edição. São Paulo, 2002.
2-
MACHADO, Antônio, DOLCE, Osvaldo e JEZZI, Gelson – Matemática e Realidade. 5ª a 8ª Série. 4ª edição. Editora: Atual. São Paulo, 2000.
3-
DANTE, Luiz Roberto. Tudo é Matemática: 1º Grau. 1ª edição. Editora: Ática. São Paulo, 2006.
4-
IMENES E LELLIS. Matemática – 1º Grau. 1ª edição. Editora: Spcione. São Paulo, 1998. 
5-
BIGODE, Antonio José Lopes. Matemática hoje é feita assim 1º Grau. Editora: FTD. São Paulo, 2000.
6-
GIOVANNI, CASTRUCCI E GIOVANNI JR. A Conquista da Matemática 1º Grau. Editora: FTD. São Paulo, 1998.

    Observação: Outros livros que contenham os assuntos também poderão ser utilizados

ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS

DISCIPLINA: HISTÓRIA


1 – CONCEITO E DIVISÃO DA HISTÓRIA – CARACTERÍSTICAS DE CADA PERÍODO

2 – AS CIVILIZAÇÕES ANTIGAS: CARACTERÍSTICAS E LEGADOS
2.1 Povos mesopotâmicos
2.2 Egípcios
2.3 Persas
2.4 Gregos
2.5 Romanos

3 – A IDADE MÉDIA
3.1 Feudalismo e seus aspectos: históricos, políticos, sociais e religiosos

4 - A IDADE MODERNA
4.1 A formação do Estado Moderno
4.2 Os Grandes Descobrimentos
4.3 Renascimento
4.4 Mercantilismo
4.5 A colonização das Américas portuguesa e espanhola

5 -  A IDADE CONTEMPORÂNEA
5.1 Iluminismo
5.2 As grandes revoluções burguesas: Inglesa e Francesa
5.3 Revolução Industrial
5.4 Era Napoleônica
5.5 Processo de Independência das Américas: espanhola e portuguesa
5.6 Primeiro Reinado, Período Regencial e Segundo Reinado brasileiro
5.7 O processo da Proclamação da República
5.8 Primeira e Segunda Guerra Mundial
5.9 Governos Brasileiros: civis e militares – ditadura e democracia no Brasil
5.10 O Brasil e o mundo atual
5.11 Globalização e neoliberalismo
5.12 Tecnologia e desenvolvimento

6 – O PROCESSO HISTÓRICO DE MATO GROSSO E SEUS ASPECTOS
6.1 Históricos
6.2 Políticos
6.3 Sociais
6.4 Culturais

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS


01– COTRIM, Gilberto. Historia e Reflexão. São Paulo: Editora Saraiva, 1996. (Vol 1, 2, 3, e 4).
02– RODRIGUES, Joelza Ester. História em Documento. São Paulo: FTD, 2002. (Vol 5ª, 6ª, 7ª e 8ª Séries).
03– SCHMIDT, Mário. Nova História Crítica. São Paulo: Editora Nova Geração, 1999. (Vol 5ª, 6ª, 7ª e 8ª Séries).
04– SILVA, Francisco de Assis. História do Homem. São Paulo: Editora Moderna, 1996. (Vol 1, 2, 3, e 4). 
05– SIQUEIRA, Elizabeth Madureira et. Ali.O Processo Histórico de Mato Grosso.Cuiabá: Ed. Guaicurus/UFMT, 1990.
06– SIQUEIRA, Elizabeth Madureira. História de Mato Grosso: da ancestralidade aos dias atuais. Cuiabá: Entrelinhas, 2002.
07– PÓVOAS. Lenine Campos. História da Cultura Mato-grossense. Cuiabá: Academia Mato-grossense de Letras.

   Observação: Outros livros que contenham os assuntos também poderão ser utilizados

DISCIPLINA: GEOGRAFIA

1.GEOGRAFIA GERAL
1.1    Orientação e localização 
1.2    As representações do espaço – noções de cartografia 
1.3    As diferentes formas do relevo terrestre e seus agentes formadores
1.4    Atmosfera, clima e elementos climáticos
1.5    Hidrografia: águas continentais
1.6    Globalização da economia e organização mundial do espaço
1.7    Dinâmica da população mundial
1.8    População e economia mundial
1.9    Industrialização e urbanização mundial
1.10  Rede mundial de comunicação
1.11  Sociedade moderna e as transformações da natureza

2. REGIONALIZAÇÃO DO ESPACO GEOGRÁFICO MUNDIAL
2.1-
Continente Europeu
2.2.1-
Organização política e econômica
2.2.2-
Estrutura populacional e sociedade
2.3-
Continente Asiático
2.3.1-
Diversidade econômica e social
2.4-
Continente Africano
2.4.1-
A colonização e as conseqüências sociais e econômicas
2.5-
Continente Americano
2.5.1-
Ocupação e colonização
2.5.2-
As diferentes regionalizações do Continente Americano
2.5.3-
Diversidades sócio-econômicas
2.5.4-
Blocos econômicos regionais

3. GEOGRAFIA DO BRASIL
3.1- Organização  política e econômica do Brasil
3.2- Dinâmica  da população brasileira
3.3- Atividades econômicas brasileiras
3.4- Agricultura
3.5- Pecuária
3.6- Extrativismo
3.7- Indústria
3.8- Comércio e transportes
3.9- Questões sócio-ambientais rurais e urbanas

4 – GEOGRAFIA DE MATO GROSSO

4.1- Dinâmica da população mato-grossense
4.2- Os recursos  naturais e as atividades econômicas
4.3- Agricultura
4.4- Pecuária
4.5- Extrativismo
4.6- Indústria
4.7- Comércio
4.8- Turismo                
4.9- Transportes
4.10- Questões sócio-ambientais rurais e urbanas em Mato Grosso

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS

1.     ADAS, Melhem. Geografia.Vol. 1,2,3 e 4.São Paulo: Moderna.
2.     MOREIRA, Igor. Construindo o Espaço.5ª a 8ª série.São Paulo: Ática, 2002
3.     PIAIA, Ivane Inêz. Geografia de Mato Grosso. Cuiabá: EdUNIC, 2003.
4.     VESENTINI,J. Willian; VLACH, Vânia. Geografia Crítica. 5ª a 8ª série.São Paulo:Ática, 2006.

Observação: Outros livros que contenham os assuntos também poderão ser utilizados.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário